21 maio 2007

sms - conservar vocação

Seguir a vocação sem demora para não a perder.

Para conservar a vocação se for necessário:
- segredo. Quando os pais impedem o bem espiritual nem sequer se devem consultar (S. Crisóstomo) na eleição de estado de vida os filhos não são obrigados a obedecer aos pais, sendo maiores.
Muitas vezes os amigos segundo a carne opõem-se ao nosso proveito espiritual, diz S. Tomás.
Os santos quando foram chamados a deixar o mundo, partiram de suas casas sem comunicarem a seus pais. Tomás de Aquino, Francisco Xavier... E sabemos como o Senhor aprovou estas fugas gloriosas.
Quantos pais e mães de santos, apesar de serem pessoas devotas e de oração, ao tratar-se da vocação dos filhos, se transformaram como se estivessem possessas de demónio. Neste campo o inferno tenta não perder!

- oração. A vocação religiosa apenas se pode manter por meio da oração. Quem largar a oração também deixará a vocação. As orações devem ter no centro a vocação e meditações como será a hora da morte se for feita no século.
“eis-me aqui, Senhor, já não sou meu, sou vosso. Já me entreguei a Vós, a Vós de novo me torno a entregar. Aceitai-me e dai-me força para Vos ser fiel e para me retirar quanto antes para a vossa santa casa”.

- recolhimento. No século qualquer coisa nos pode afastar da vocação. Por isso é necessário um afastamento do mundo para não cometer um erro grave.