23 abril 2007

Judeus e Missa Tridentina

A Missa Tridentina vai ser "legal" e os judeus não gostam da ideia. Porque não estou espantado?
O Vaticano II abriu as portas ao "diálogo inter-religioso" e ao "ecumenismo". Coisinhas belas. Graças a esse Concílio, já é possível ouvir um professor de teologia dizer coisas como: "todas as religiões têm uma verdade e ser budista, judeu, muçulmano ou católico é o mesmo". Isto aconteceu numa aula e eu ouvi com estes dois ouvidos que um dia serão pó.
Voltando ao assunto, os textos da Missa Tridentina incluem passagens que os chamam de "infieis" e "cegos", além de apelarem a Deus que estes "cheguem ao conhecimento de Jesus Cristo" (cfr. Guia Litúrgico da Semana Santa. Lisboa: União Gráfica, 1957, p. 159). Sim, isto é muito forte. Mas é a verdade!
Os nossos irmãos mais velhos (como disse um dia João Paulo II), têm os olhos do coração fechado e não querem conhecer Jesus Cristo. E qual o espanto? Já assim foi há 2000 anos atrás. Qual o mal de os chamar de cegos? Não foi Jesus que andou pelas suas terras a chamá-los? Não foi Jesus que os tratou de forma violenta? Não é correcto rezar pela conversão deles? Se nós estamos na única Igreja verdadeira e se possuímos a Verdade que Cristo deixou na Igreja, então pudemos pedir a conversão deles. Não? (ok...ok... o Vaticano II diz que as sementes estão em todas as religiões e blah blah... para isso qual o valor do sangue derramado de centenas de missionários católicos, por exemplo?).
Apesar de tudo, o Motu Proprio ainda não é conhecido. E não sabemos qual será o texto utilizado. Quem sabe se as palavras pouco simpáticas serão alteradas?
Mas há mais! Não será apenas a oração de sexta-feira santa a chatear a cabeça dos judeus. O Missal pré-conciliar não inclui leituras do Antigo Testamento (salvo raras excepções). O que é uma chatice para os judeus (e para nós). Não conhecermos os textos mais antigos... Sabem, às vezes sinto que basta uma leitura e o Evangelho. Muitos textos distraiem as pessoas. Já reparei nisso. E muito poucos conseguem ver a ligação existente entre o AT e o NT. Mas isto é outra questão que só terá resposta após o Motu Proprio.
O Motu Proprio existe. Já foi confirmado. Agora resta aguardar pelo Dia. Ele vem.